1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Neste módulo, trataremos das origens, características e limites do pensamento moderno, oferecendo um mapa geral para vocês poderem localizar neles as discussões mais pontuais que faremos ao longo do restante do curso.

3. Leituras

3.1 Leitura Obrigatória

Costa, Alexandre (2020). Direito e Modernidade.

Direito e Modernidade
1. Origens da modernidade política Quando uma decisão política pode ser considerada legítima? Atualmente, tendemos a entender que o que torna uma decisão governamental legítima é o fato de ela ter sido tomada por um governo cuja autoridade se assenta na autonomia dos indivíduos que compõem uma pop…

3.2 Leitura sugerida

Este é um conto dentro do romance Os irmãos Karamazov, que resume muito bem as reflexões filosóficas que atravessam essa grande tradução das angústicas do fim do século XIX.
Esta é a segunda versão do Manifesto do Surrealismo Jurídico.
  • Costa, Alexandre (2020). O senso comum dos juristas modernos.
O senso comum teórico dos juristas modernos
Se a modernidade foi inicialmente construída como um discurso acoplado ao das religiões cristãs (relidas como cultura), o desenvolvimento do giro historicista, que marca o século XIX, abre espaço para a percepção de que uma parte relevante do que era percebido como ordem natural não passava de resul…
  • Costa, Alexandre (2005). Cartografia da racionalidade moderna.
Cartografia da Racionalidade Moderna
Downloads: <a href=‘https://github.com/AlexandreAraujoCosta/BibliotecaArcos/raw/main/cartografiadaracionalidademoderna.pdf’>PDF</a> ∙ <a href=‘https://b-ok.lat/dl/18047186/9d7a02’>EPUB</a> ∙ <a href=‘https://book4you.org/dl/18047189/54a64d’>MOBI</a>

3.3 Leitura Complementar

3.4 Além das letras

Falando nIsso Mesmo, n. 273.

4. Atividades

  • Autonomia e liberdade no contexto das estratégias de enfrentamento da Covid-19
Leiam esta entrevista com a filósofa Claire Mairin e escrevam um texto sobre os modos como a pandemia de Covid-19 e as medidas para seu enfrentamento representam desafios para a compreensão moderna da autonomia individual, especialmente para a sacralização dos direitos de liberdade.
Usem essa leitura como gatilho. Não se limitem a ela, mas dialoguem com as sugestões de Claire Mairin e pesquisem sobre perspectivas alternativas (ou convergentes) de análise desse fenômeno.
  • Autonomia individual e uberização do trabalho
Leiam esta entrevista com o filósofo coreano Byung-Chul Han e pesquisem um pouco sobre as teses que ele defende no livro A sociedade do cansaço. Escrevam sobre as relações do individualismo moderno (especialmente da ideia de autonomia) e sua relação com as formas atuais de exploração do trabalho.
Uma linha que pode ser explorada é a das relações entre os valores sociais, os conceitos filosóficos e as formas econômicas predominantes de estabelecer relações de trabalho.
  • O grande inquisidor
O livro "Os irmãos Karamazov" é um dos textos clássicos da literatura e, dentro dele, Dostoievski (um grande crítico da modernidade) faz uma reflexão sobre as relações da religião com a sociedade. Ivan Karamazov escreveu um pequeno texto chamado "O grande inquisidor" e ele apresenta a história a seu irmão Aliocha.
Ivan é um intelectual ateu, que questiona as instituições tradicionais, especialmente a moralidade religiosa. Já Aliocha está no caminho de tornar-se monge, representando um cristianismo com o qual Dostoievski se identificava e que era extremamente crítico aos ideias modernos, representados por Ivan (e por Raskolnikov, no "Crime e Castigo", outra de suas obras centrais).
As relações do Inquisidor com Jesus podem ser aproximadas com outras relações, apontando elementos interessantes para pensar as relações entre os aspectos tradicionais e modernos da sociedade contemporânea. Escreva um texto refletindo em que a leitura do "Grande Inquisidor" pode contribuir para a reflexão do papel desempenhado pelo Governo na sociedade atual.