1. Cronograma

  • 28/3 a 1/4: Leitura dos textos
  • 1/4 e 3/4: Aulas presenciais
  • 7/4: Relatório Semanal
  • Observação: nesta data, convém avaliar se você deseja ou não realizar projetos de avaliação complementar, pois é necessário começar a formar os grupos.
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2. Introdução

O conceito de modernidade indica uma ruptura: a ruptura da sociedade tradicional. Normalmente, usamos a palavra modernidade para falar de uma ruptura histórica específica: a passagem, na Europa, das organizações políticas feudais para as organizações políticas centralizadas que chamamos tipicamente de Estados nacionais. Estudaremos essa descontinuidade e seus impactos na vida contemporânea, mas não devemos perder de vista que a principal marca da sociedade atual é que “a rapidez da mudança em condições de modernidade é extrema” (Giddens 1991).

O objetivo desta unidade é o de perceber algumas articulações (antigas, modernas, pós-modernas, etc.) que convivem no pensamento contemporâneo, para que vocês possam avaliar em que medida as suas perspectivas pessoais se identificam com os repertórios de categorias envolvidos nessas diferentes perspectivas.

3. Leituras

3.1 Leitura Obrigatória

1: Costa, Alexandre (2023). Direito, Filosofia e Linguagem:

Cap. IV - Filosofia e sociedade
Filosofia, Direito e Linguagem
Curso de Filosofia do Direito - Vol. I
1. De que modo a filosofia contribui para a transformação social?
2. O estudo da filosofia nos torna pessoas melhores?
3. O que a filosofia da música tem a ensinar aos músicos?
4. Que diferença existe em falar do "pensamento indígena" e da "filosofia indígena"?

2: Costa, Alexandre (2023). Direito, Filosofia e Linguagem:

Cap. V - O mal-estar da contemporaneidade
Filosofia, Direito e Linguagem
Curso de Filosofia do Direito - Vol. I
1. A verdade é o conhecimento indubitável?
2. De que modo a filosofia contribui para a transformação social?
3. O estudo da filosofia nos torna pessoas melhores?

3.2 Leitura Sugerida

  • Nietzsche, Friedrich (1888). O crepúsculo dos ídolos.
Nietzsche e a crítica aos valores absolutos
Introdução Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo alemão que teve grande influência sobre a filosofia contemporânea. Ele adotou uma postura radicalmente historicista, que o fez criticar duramente a cultura do fim do século XX, que ainda era muito ligada aos valores cristãos e à busca de um…
Como introdução ao pensamento de Nietzsche, sugerimos a leitura do livro O crepúsculo dos ídolos, escrito em 1888, em um esforço de síntese das concepções que ele desenvolveu nas décadas de 1870 e 1880. Abaixo, seguem pequenos trechos dessa obra:
  • Freud, Sigmund (1930). O mal-estar da civilização.
Freud e o mal-estar da modernidade
O austríaco Sigmund Freud (1856-1939), o fundador da psicanálise, é um dos pensadores mais influentes na cultura contemporânea. Contrapondo-se à noção de que o ser humano poderia ser explicado a partir de seus interesses conscientes, Freud propôs que os desejos inconscientes precisavam ser levados e…
O austríaco Sigmund Freud (1856-1939), o fundador da psicanálise, é um dos pensadores mais influentes na cultura contemporânea. Contrapondo-se à noção de que o ser humano poderia ser explicado a partir de seus interesses conscientes, Freud propôs que os desejos inconscientes precisavam ser levados em conta para a compreensão dos padrões de comportamento dos seres humanos. Na busca de compreender a psicologia humana, Freud desenvolveu uma série de conceitos inovadores, voltados a descrever o modo de operação do nosso inconsciente.
  • Bauman, Zygmunt (1997). O mal-estar da pós-modernidade.
Bauman e o mal-estar da pós-modernidade
O polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) foi um filósofo e sociólogo que se tornou famoso pelas suas análises da sociedade do fim do século XX, que ele classificou como uma fase líquida da modernidade. Seus livros escritos no século XXI se concentram nessa metáfora que aponta para a insegurança que afet…
O polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) foi um filósofo e sociólogo que se tornou famoso pelas suas análises da sociedade do fim do século XX, que ele classificou como uma fase líquida da modernidade. Seus livros escritos no século XXI se concentram nessa metáfora que aponta para a insegurança que afeta a todas as pessoas na contemporaneidade: Liquid love (2003), Liquid Life (2005), Liquid Times (2006), Living in a liquid modern world (2011) são livros cujo título mostra a centralidade que Bauman conferia a esse conceito.

3.3 Leitura Complementar

3.4 Além de letras

  • Dunker, Christian. Geração MiMiMi. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.
Um dos diagnósticos recorrentes acerca da geração "milenial" é a de que os jovens integram uma "geração mimimi", que não foi educada para enfrentar as dificuldades da vida adulta. A percepção contida nessa expressão sugere que os jovens tendem a reclamar demasiadamente da necessidade de se adequar a imperativos sociais, sem que sejam capazes de se esforçar para alterar os padrões sociais que eles rejeitam.
Para ajudar a avaliar a justiça desse diagnóstico, escute o excelente  Podcast (ou veja o Video) de Christian Dunker sobre a Geração MiMiMi.
Dialogando com as reflexões de Dunker, escreva um texto que discuta se essa categoria parece adequada para descrever a geração que está atualmente na graduação e fazendo uma análise das relações entre Modernidade Líquida (em Bauman) e Geração mimimi.
  • Dunker, Christian. Olavo de Carvalho. Video Falando nIsso Mesmo, n. 216, 2021.
  • Dunker, Christian. Hanna Arendt. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.

4. Trabalho final - Definição dos grupos

Para a definição dos grupos, é necessário preencher este formulário, indicando todos os componentes.

5. Atividades sugeridas

  • Quadrados talvez redondos
1. Existe uma matemática africana?
2. Existe uma música sul-americana?
3. Existe uma filosofia brasileira?
4. Existe uma filosofia do direito?
  • Categorias do pensamento contemporâneo
Existe hoje em dia um forte discurso anti-filosófico, que questiona a relevância da filosofia como atividade e a utilidade do seu ensino. Sobre esse ponto, tornaram-se famosas as críticas de Stephen Hawking à filosofia. Tal como Nietzsche havia afirmado a morte de deus, Hawking afirmou a morte da filosofia.
Porém, no mundo contemporâneo, o discurso científico de Hawking também está sob severas críticas. No mundo da pós-verdade, do direito de ter opiniões sem fundamento sobre qualquer coisa, a ideia de que o conhecimento depende de uma forma específica de investigação parece estar enfraquecido.
Identifique uma (ou algumas) categorias desenvolvidas na última década para descrever nossos problemas (uberização, pós-verdade, sociedade do cansaço, marxismo cultural, ideologia de gênero, etc.) e avalie se elas efetivamente contribuem para uma melhor compreensão do mundo atual.
  • Contraposições filosóficas inter-geracionais
As questões filosóficas prementes para cada geração são diversas, pois elas costumam decorrer de uma tensão relativa aos modos como percebemos a realidade.
As narrativas tradicionais nos oferecem uma proposta de integração de todos os aspectos de nossas vidas, mas deixam pouco espaço para as nossas diversidades, em seus rígidos papéis sociais. Já as narrativas modernas tentam criar a possibilidade de uma sociedade pós-tradicional, mas nos legam mecanismos de controle que podem ser tão opressivos quanto uma sociedade de papéis sociais exaustivos e imutáveis.
No mundo contemporâneo, permanece a tensão que Freud diagnosticou na própria sociabilidade: desejamos uma liberdade sem limites e desejamos uma sociedade que nos ofereça proteção, o que sempre nos conduz a arranjos sociais em que cada um de nós precisa ter seus desejos controlados para que possa haver uma coordenação social.
Parece inevitável que a socialidade gere uma boa dose de sofrimento, mas o tipo específico de sofrimento enfrentado por cada geração é diferente, bem como as dores que são consideradas toleráveis.  Política, moralidade e sexualidade são campos em que costumam ocorrer divergências entre as pessoas sobre os comportamentos que podem ser impostos ou proibidos, ou que devem ser obrigatoriamente tolerados.
Algumas dessas divergências não são apenas individuais, mas geracionais, por estarem ligadas a modos de socialização que se modificam bastante ao longo de poucas décadas.
Para tentar entender as peculiaridades do modo como a sua geração pensa o mundo, propomos nesta atividade que você identifique alguns comportamentos que seus pais consideram adequados (ou toleráveis) e você considera preconceituosos (ou intoleráveis).