1. Cronograma
- 16/6 a 20/6: Leitura dos textos
- 20/6 e 22/6: Aulas presenciais
- 25/6: Relatório Semanal
2. Introdução
O conceito de modernidade indica uma ruptura: a ruptura da sociedade tradicional. Normalmente, usamos a palavra modernidade para falar de uma ruptura histórica específica: a passagem, na Europa, das organizações políticas feudais para as organizações políticas centralizadas que chamamos tipicamente de Estados nacionais. Estudaremos essa descontinuidade e seus impactos na vida contemporânea, mas não devemos perder de vista que a principal marca da sociedade atual é que “a rapidez da mudança em condições de modernidade é extrema” (Giddens 1991).
O objetivo desta unidade é o de perceber algumas articulações (antigas, modernas, pós-modernas, etc.) que convivem no pensamento contemporâneo, para que vocês possam avaliar em que medida as suas perspectivas pessoais se identificam com os repertórios de categorias envolvidos nessas diferentes perspectivas.
3. Leituras
3.1 Leitura Obrigatória
Leitura: Cap. 3: A (in)diferença filosófica.
3.2 Leitura Sugerida

3.3 Leitura Complementar
- Milovic, Miroslav. Necrópole da vida nua: paralelismos entre Agamben e Pahor. Profanações, 7, 387–393.
- Mbembe, Achiles. Necropolítica. Arte&Ensaios, n.32, 2016.
3.3 Escuta Complementar
- Dunker, Christian. Olavo de Carvalho. Video Falando nIsso Mesmo, n. 216, 2021.
- Dunker, Christian. Hanna Arendt. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.
- Dunker, Christian. Geração MiMiMi. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.
4. Atividades
4.1 Atividade em classe - Mapeando os desafios filosóficos contemporâneos
4.2 Atividades Complementares - Categorias do pensamento contemporâneo
Em outros formatos do curso, mais focados em atividades assíncronas, havia trabalhos semanais a serem postados pelos grupos. Neste curso, as atividades pensadas para serem feitas em grupo permanecerão na página, na qualidade de atividades complementares, que propõem temas para reflexão e escrita. Não se trata de trabalhos a serem entregues, mas servem como sugestão de reflexões a serem feitas.