1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Esta aula traz reflexões sobre o que é a filosofia e sobre a relevância do conhecimento filosófico para a prática do direito.

Além disso, esta semana é voltada para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à publicação de conteúdos neste site, sendo que a atividade da semana envolve a publicação de um pequeno perfil do estudante, que auxiliará a identificação das características e interesses das pessoas matriculadas na disciplina.

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

1: Costa, Alexandre. A filosofia e o cultivo das dúvidas sobre o direito. Arcos, 2020.

Questões para reflexão:

  1. O que a filosofia da música tem a ensinar aos músicos?
  2. É possível ser um bom artista sem conhecer filosofia da arte?
  3. Existe uma matemática africana?
  4. Existe uma música sul-americana?
  5. Existe uma filosofia brasileira?
  6. Existe uma filosofia do direito?

3.2. Leitura complementar

1: Appiah, Kwame Anthony (1997).  Na casa de meu pai - A África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto.

Este é um livro muito interessante do filósofo Ganês Kwame Appiah. Indico a leitura do capítulo 5. A etnofilosofia e seus críticos.

2: Rorty, Richard (2005). “Grandiosidade Universalista e Profundidade Romântica”. In Filosofia, racionalidade, democracia: os debates Rorty & Habermas, org. José Crisóstomo de Souza. Editora UNESP.

4. Atividades

4.1 Atividade em classe: Divisão dos grupos