1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

O conceito de modernidade indica uma ruptura: a ruptura da sociedade tradicional. Normalmente, usamos a palavra modernidade para falar de uma ruptura histórica específica: a passagem, na Europa, das organizações políticas feudais para as organizações políticas centralizadas que chamamos tipicamente de Estados nacionais. Estudaremos essa descontinuidade e seus impactos na vida contemporânea, mas não devemos perder de vista que a principal marca da sociedade atual é que “a rapidez da mudança em condições de modernidade é extrema” (Giddens 1991).

O objetivo desta unidade é o de perceber algumas articulações  (antigas, modernas, pós-modernas, etc.) que convivem no pensamento contemporâneo, para que vocês possam avaliar em que medida as suas perspectivas pessoais se identificam com os repertórios de categorias envolvidos nessas diferentes perspectivas.

3. Leituras

3.1 Leitura Obrigatória

Filosofia do Direito?
Download FD1 - Filosofia do Direito.pdf 2 MB download-circle[https://novo.arcos.org.br/content/files/2022/05/FD1---Filosofia-do-Direito.pdf] Introdução1. Uma filosofia sem filósofosEu não sou filósofo. Aliás, nem acho que o título filósofo signifique algumacoisa relevante, porque ele faz parec…
Leitura: Cap. 3: A (in)diferença filosófica.

3.2 Leitura Sugerida

Nietzsche e a crítica aos valores absolutos
IntroduçãoFriedrich Nietzsche [https://plato.stanford.edu/entries/nietzsche/] (1844-1900)foi um filósofo alemão que teve grande influência sobre a filosofiacontemporânea. Ele adotou uma postura radicalmente historicista, que o fezcriticar duramente a cultura do fim do século XX, que ainda era mu…
Freud e o mal-estar da modernidade
O austríaco Sigmund Freud (1856-1939), o fundador da psicanálise, é um dospensadores mais influentes na cultura contemporânea. Contrapondo-se à noção deque o ser humano poderia ser explicado a partir de seus interesses conscientes,Freud propôs que os desejos inconscientes precisavam ser levados e…
Bauman e o mal-estar da pós-modernidade
O polonês Zygmunt Bauman (1925-2017) foi um filósofo e sociólogo que se tornoufamoso pelas suas análises da sociedade do fim do século XX, que ele classificoucomo uma fase líquida da modernidade. Seus livros escritos no século XXI seconcentram nessa metáfora que aponta para a insegurança que afet…

3.3 Leitura Complementar

3.3 Escuta Complementar

  • Dunker, Christian. Olavo de Carvalho. Video Falando nIsso Mesmo, n. 216, 2021.
  • Dunker, Christian. Hanna Arendt. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.
  • Dunker, Christian. Geração MiMiMi. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.

4. Atividades

4.1 Atividade em classe - Mapeando os desafios filosóficos contemporâneos

4.2 Atividades Complementares - Categorias do pensamento contemporâneo

Em outros formatos do curso, mais focados em atividades assíncronas, havia trabalhos semanais a serem postados pelos grupos. Neste curso, as atividades pensadas para serem feitas em grupo permanecerão na página, na qualidade de atividades complementares, que propõem temas para reflexão e escrita. Não se trata de trabalhos a serem entregues, mas servem como sugestão de reflexões a serem feitas.