- 30/7 a 5/8: Leitura dos textos
- 5/8: Aula presencial
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a
2. Introdução
Neste módulo, trataremos das origens, características e limites do pensamento moderno, oferecendo um mapa geral para vocês poderem localizar neles as discussões mais pontuais que faremos ao longo do restante do curso.
3. Leituras
3.1 Leitura Obrigatória
Genealogia do Poder Soberano
1. A contestação da autoridade divina dos reis As guerras civis de caráter religioso que se sucederam à reforma, por mais de 100 anos, estabeleceram entre os pensadores políticos um diagnóstico que vem sido repetido desde então: a fragmentação política, a falta de unidade, a multiplicidade de polos…
![](https://arcos.org.br/content/images/2020/10/o-leviat-2-2.jpg)
Direito e Modernidade
1. Origens da modernidade políticaQuando uma decisão política pode ser considerada legítima? Atualmente, tendemos a entender que o que torna uma decisão governamentallegítima é o fato de ela ter sido tomada por um governo cuja autoridade seassenta na autonomia dos indivíduos que compõem uma popu…
![](https://novo.arcos.org.br/content/images/2021/07/hussain-badshah-iggwOJK97KY-unsplash.jpg)
3.2 Leitura sugerida
O senso comum teórico dos juristas modernos
Se a modernidade foi inicialmente construída como um discurso acoplado ao dasreligiões cristãs (relidas como cultura), o desenvolvimento do girohistoricista, que marca o século XIX, abre espaço para a percepção de que umaparte relevante do que era percebido como ordem natural não passava deresul…
Cartografia da Racionalidade Moderna
Downloads: <a href=‘https://github.com/AlexandreAraujoCosta/BibliotecaArcos/raw/main/cartografiadaracionalidademoderna.pdf’>PDF</a> ∙ <a href=’https://b-ok.lat/dl/18047186/9d7a02…
![](https://novo.arcos.org.br/content/images/2021/07/andrew-neel-1-29wyvvLJA-unsplash.jpg)
- Dostoievski, Fiodor. O grande inquisidor. Em: Os irmãos Karamazov.
- Warat, Luis Alberto. Manifesto para uma ecologia do desejo (segunda versão do Manifesto do Surrealismo Jurídico). Parte I.
- BERMAN, Harold. El origen de la tradición jurídica occidental en la revolución papal (pp 95-129) e La soberanía del Derecho (pp. 306-309). Em: Law and Revolution: the formation of the western legal tradition. 39p.
3.3 Leitura Complementar
- Costa, Alexandre. A filosofia grega. Arcos, 2020.
- Costa, Alexandre. A ética grega. Arcos, 2020.
- Milovic, Miroslav. Comunidade da diferença. Unijuí/Relume Dumará, 2004.
- Milovic, Miroslav. Política e Metafísica. Max Limonad, 2017.
- Mbembe, Achile. Necropolítica. Arte & Ensaios, n. 32, 2016.
- Emmanuel Joseph SIEYÈS. A constituinte burguesa (Qu'est-ce que le Tiers État?). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1997. Capítulo V.
- Horst DIPPEL. Republicanismo e liberalismo como bases da democracia europeia. Em: História do Constitucionalismo Moderno. Lisboa: Calouste Gulbenkian. pp. 39-78.
- Locke, John. Segundo tratado sobre o governo civil.
- Madison, Hamilton e Jay. (1778). Federalist papers. Excertos.
- Modeli, Fernando. O conceito de povo no Brasil: Populus e Plebs na constituinte de 1823.
- Müller, Friedrich. Quem é o povo?
- Neves, Marcelo. A constitucionalização simbólica.
3.4 Outras mídias
- Milovic, Miroslav; Sprandel, Maia; Costa, Alexandre A.; Nascimento, Wanderson Flor do. Curso Sociedade da Diferença - Introdução. Fundação João Mangabeira, 2011.
- Milovic, Miroslav; Costa, Alexandre A.; Galvan, Cesare Giuseppe. Curso Sociedade da Diferença - Primeiro Movimento. Fundação João Mangabeira, 2011.
- Dunker, Christian. Colonialismo e Frantz Fanon. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 273, 2021.
- Podcast Filosofia Pop. Filosofia Africana: Ubuntu, com Wanderson Flor. Spotify, 2015.