• 7/9 a 23/9: Leitura dos textos
  • 23/9: Aula presencial
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

O professor Miroslav Milovic, que apesar de ter nascido na Sérvia, construiu sua carreira docente na UnB, vamos dedicar essa parte do curso ao estudo de suas ideias.

Miroslav Milovic (Iugoslávia, 1955 - Brasil, 2021) foi um filósofo sérvio-brasileiro, professor titular na Universidade de Brasília, na Faculdade de Direito. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Frankfurt, Alemanha, em 1987.

Teve como orientador o filósofo Karl Otto Appel e tendo Jürgen Habermas participado da sua banca de tese. Também doutorou-se em Estado pela Sorbonne — Paris IV — França, em 1990, soborientação de Janine Chanteur. Lecionou Filosofia em diversas universidades: Universidade de Belgrado, Sérvia; MiddleEast Technical University, Turquia; Universidade de Granada, Espanha; e na Universidade de Chiba, Japão.

No Brasil publicou os seguintes livros:

  1. Filosofia da Comunicação - Para uma Crítica da Modernidade, 2002;
  2. Comunidade da Diferença, 2004;
  3. Política e Metafísica, 2017.

Miroslav, ou Miro como era conhecido, faleceu no dia 11 de fevereiro de 2021, em Recife, devido a complicações da COVID-19.

3. Leituras

3.1 Leitura Obrigatória

(Re)Pensar o Social
> Nota do co-autor. O presente texto foi escrito originalmente por MiroslavMilovic como prefácio para o livro Sociedade e Diferença, escrito pelo Grupo dePesquisa Pensamento Social e organizado pelos autores deste texto, em conjuntocom Maia Sprandel e Wanderson Nascimento. Esta versão é uma adapt…
Democracia e Identidade
Certeza cognitiva existe na conclusão de Descartes: “penso, logo existo”. Apeculiaridade da afirmação cartesiana se fará clara se analisarmos a proposição“penso, logo não existo”. Esta proposição, segundo Apel e Habermas, écontraditória, não no sentido semântico, mas no sentido pragmático. A prop…

3.2 Leitura Sugerida

3.3 Leitura complementar

3.4 Outras mídias