1. Cronograma

  • 15/4 a 19/4 - Leitura dos textos do Módulo 11
  • 19/4, 19:00 a 20:30 -  Encontro virtual para conversar sobre os textos
  • 24/4 - Atividade: Post 9
  • 24/4 - Relatório semanal
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução: o anticonstitucionalismo

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

Bueno, Roberto (2012). Carl Schmitt e a crítica à democracia liberal. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, v. 16, n. 24.

Han, Byung-Chul. Psicopolítica. Capítulo 1.

3.2 Literatura Sugerida

Bueno, Roberto. Democracia ou oligarquia? O controle invisível da política. Tempo soc. [online]. 2017, vol.29, n.1 [cited  2021-04-20], pp.305-325.

Costa, Alexandre; Coelho, Inocêncio. Teoria dialética do direito: a filosofia jurídica de Roberto Lyra Filho. Brasília: Faculdade de Direito da UnB, 2017.

Miguel, Luis Felipe. A democracia e a crise da representação política: a accountability e seus impasses.

3.3 Leitura complementar

Bueno, Roberto. A representação em Carl Schmitt: O catolicismo romano e o caso da política. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 29, n. 47, p. 455-479, maio/ago. 2017.

Schmitt, Carl. Political Theology. Vide Z-Library.

Schmitt, Carl. A crise da democracia parlamentar. Vide Z-Library.

Habermas, Jürgen. Apresentação. Em: Schmitt, Carl. O conceito do político. Vide Z-Library.

4. Atividades: Post 9

4.1 Desconfianças contra a democracia

Atualmente, existe uma forte desconficança com relação à política, sendo relativamente comum o diagnóstico de que o poder legislativo se tornou uma instituição de negociatas, que não é capaz de representar adequadamente o povo. Essa crítica às potencialdiade de um parlamento eleito é por vezes ligada à expectativa de que somente um governo forte poderá ter a capacidade de colocar fim à corrupção e à cooptação do Estado pelas elites.

Escreva um post sobre esse ceticismo quanto aos governos eletivos e sua possível relação com o pensamento político de Carl Schmitt.

4.2 A crise da Representatividade democrática

A noção de representação está em crise. Esse conceito, que originalmente não fazia parte do léxico democrático (mas oligárquico/aristocrático), passou a constituir um dos núcleos da ideia de democracia. Entretando, esse tipo de apropriação tem sido criticada ao longo do tempo por autores como Rousseau (que negava a possibilidade de o governo representar o povo) e Carl Schmitt.

Escreva um texto que discuta as potencialidades contemporâneas da noção de representação política.