Se você quer entender melhor a questão dos formatos dos textos, vamos avançar um pouco nessas explicações.

No caso de páginas da internet, a definição de um formato estático não é viável porque  os textos precisam assumir formas muito diferentes, a depender do tipo de aparelho utilizado (especialmente do tamanho da tela usada).

Um .pdf (Portable Document Format) define um layout fixo que se mantém independentemente do tipo de programa utilizado para abri-lo, o que permite uma grande fidelidade ao documento original. Um .docx é mais flexível, mas ainda assim ele tende a funcionar bem somente no tamanho de folha predefinido.

Uma página de internet precisa de formatos elásticos, capazes de se adaptar a telas grandes, a telas médias e mesmo às telas pequenas de um celular. Essa plasticidade é gerada por meio de uma formatação muito básica do texto escrito, para que ele seja incorporado aos sites segundo os formatos do próprio site.

O PDF apresenta um documento com fidelidade. Um documento word carrega os formatos definidos pelo seu autor. Já os posts que você publicar neste site vão carregar o conteúdo que você definiu, mas a identidade visual com que eles serão visualizados é do próprio site, que precisa ter formatos elásticos de formatação. Por isso, é necessário inserir no Ghost um tipo de texto que ele possa converter com precisão para HTML.

Uma opção é inserir os textos sem formatação alguma e depois formatar tudo no Ghost. Porém, a perda de todas as marcas de formatação feitas no editor de texto gera uma necessidade de retrabalho que pode ser evitada. Por isso, é melhor escolher opções que possam se encaixar no modo típico de organização dos textos de internet, que envolve 3 níveis de informação.

Nível 1 - Texto

Em primeiro lugar, existe o texto, a combinação das palavras que você escreveu e das imagens que você pretende divulgar. Não importa muito onde você escreva o texto, pois o Ghost é bastante capaz de interpretar as cadeias de caracteres.

Nível 2 - HTML

Para que esse texto seja exposto em um formato adequado, os sites têm uma linguagem que diz como os textos devem ser exibidos na página. Essa linguagem é o Hypertext Markup Language (HTML). Uma forma de você ler o HTML desta página é utilizando o comando Ctrl-U, para exibir o Código Fonte.

Nível 3 - CSS

O HTML dá a estrutura do site, indicando onde os textos devem aparecer, definindo os hiperlinks, os blocos de texto e atribuindo a cada texto uma classe (class). Existe um outro arquivo, o CSS, que define o estilo (style) formatação de cada classe. O CSS (Cascade Style Sheet) é uma lista com vários estilos, que definem o tamanho das letras, o espaço entre as linhas, a cor dos textos, as margens, sublinhados e outros elementos de formatação.

Para ver os estilos .css usados no texto, escolha a opção Inspecionar, que aparece quando você clica com o botão direito do mouse na página.

O Markdown é uma linguagem que possibilita uma conversão imediata para o HTML, e essa é a grande vantagem desse formato, que se tornou padrão em textos que precisam ser exibidos na internet. Informações mais específicas sobre o funcionamento desta linguagem e sobre sua sintaxe podem ser conseguidos no site markdownguide.org, que tem explicações minuciosas sobre essa linguagem.