Alternativa 1: A nova exegese

Escreva um texto que analise a seguinte proposição:

"Vivemos hoje um momento exegético, semelhante ao que ocorreu no século XIX. A diferença é que a exegese contemporânea não comenta as leis, mas as decisões, reduzindo a educação jurídica ao conhecimento dos precedentes que são cobrados nos concursos públicos. Porém, a falta de reflexão filosófica, a adoção de uma perspectiva tópica e a redução da atividade jurídica a uma descrição das fontes consideradas relevantes nos aproxima muito do pseudo-tecnicismo exegético."

Alternativa 2: O jusnaturalismo decorativo?

A tese defendida no texto sobre o jusnaturalismo decorativo é a de que (i) a maioria das pessoas é jusnaturalista, mas que (ii) isso é irrelevante porque esse jusnaturalismo silencioso não tem impactos significativos na prática jurídica.

Escreva um post avaliando se essa tese é correta ou não, especialmente frente ao discurso constitucionalista contemporâneo.

Alternativa 3.  Positivismo e ciência

Embora o positivismo seja uma corrente filosófica ligada à prevalência do discurso científico sobre os discursos filosóficos e dogmáticos, o "positivismo jurídico" é uma expressão que ficou ligada a um discurso dogmático fundado no direito positivo, e não por uma abordagem cientificista. Escreva um post discutindo as relações entre positivismo e ciência nas perspectivas contemporâneas sobre o direito.

Alternativa 4. Direito e ciência

Desde o século XIX, existe um discurso voltado a caracterizar a dogmática jurídica como uma espécie de "ciência". Escreva um post discutindo essa pretensão do direito a ser uma disciplina dotada de cientificidade e posicionando-se acerca dessa questão.