Alternativa 1 - Categorias do pensamento contemporâneo

Existe hoje em dia um forte discurso anti-filosófico, que questiona a relevância da filosofia como atividade e a utilidade do seu ensino. Sobre esse ponto, tornaram-se famosas as críticas de Stephen Hawking à filosofia. Tal como Nietzsche havia afirmado a morte de deus, Hawking afirmou a morte da filosofia.

Porém, no mundo contemporâneo, o discurso científico de Hawking também está sob severas críticas. No mundo da pós-verdade, do direito de ter opiniões sem fundamento sobre qualquer coisa, a ideia de que o conhecimento depende de uma forma específica de investigação parece estar enfraquecido.

Escreva um texto que identifique uma (ou algumas) categorias desenvolvidas na última década para descrever nossos problemas (uberização, pós-verdade, sociedade do cansaço, marxismo cultural, ideologia de gênero, etc.) e escreva um texto descrevendo essas categorias e avaliando se elas efetivamente contribuem para uma melhor compreensão do mundo atual.

Alternativa 2 - O sofrimento mental contemporâneo

Escrevam um texto discutindo as proximidades e diferenças dos diagnósticos de Freud (do mal-estar da civilização) e de Bauman (do mal-estar da pós-modernidade) e avaliando se esses conceitos contribuem para que vocês compreendam melhor a realidade em que estão imersos.

São esses conceitos úteis? Ou seriam eles descompassados perante os desafios dessa nova normalidade pandêmica?

Alternativa 3 - Geração mimimi

Escute o podcast (ou veja o video) de Christian Dunker sobre a geração mimimi:

1: Dunker, Christian. Geração MiMiMi. Podcast ou Video Falando nIsso Mesmo, n. 268, 2021.

Dialogando com as reflexões de Dunker, escreva um texto que discuta se essa categoria parece adequada para descrever a geração que está atualmente na graduação e fazendo uma análise das relações entre Modernidade Líquida (em Bauman) e Geração mimimi.