Você acha que filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Justifique.

Devido à reflexão intrínseca a que a filosofia proporciona não seria imaginável como uma verdade um curso de direito sem disciplinas contempladas a sua filosofia. Dessa forma, seria mais adequado que filosofia do direito fosse uma disciplina obrigatória, no entanto, que fosse aplicada conforme as necessidades observadas pelo meio acadêmico e social. As disciplinas dogmáticas normalmente tendem a apresentar maior transparência com a aplicação real do ensino. Mas isso não retira a importância expressa como uma disciplina para trabalhar a reflexão proposta que as teorias dos outros cursos de direito proporcionam. Apesar de parecerem mais claras com seus objetivos de aprendizado essas disciplinas podem reduzir parte da reflexão que se encontra em um curso de filosofia do direito.

Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso?

Não diria que me atraíram mas que foram bastante apresentados e que tiveram minha atenção e sua relevância no ensino do direito são alguns como Kant, Habermans, Kelsen, Hart, Alexy, Hobbes, Dworkin, Rawls, Arendt, dentre outros.

Você se considera um jusnaturalista?

Não. Apesar de ser sedutor pensar que exista um padrão comum e universal para as verdades, as certezas e incertezas. Seria pretensioso determinar quais seriam essas verdades certas e acreditar que a partir delas se construiria todos os conceitos e definições de direito e sociedade. Somos todos parte de uma transformação complexa e constante assim como o direito tem se apresentado mutável as sociedades.

O que você gostaria de aprender nesta disciplina?

Imagino que aumentar o nível possível de autorreflexão e reflexão para o direito já seria um grande aprendizado com a disciplina. Com correlações do que já foi pensado em torno de condições atuais. Assim como conseguir criar a capacidade de carregar a essência dessa reflexão para os demais cursos de direito.