• 11/11 e 13/11: Aulas presenciais
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Os textos desta semana traçam o histórico da criação das universidades, que surgiram originalmente da demanda de estudantes de direito por um curso que tivesse um viés mais profissional, distanciando-se da abordagem clássica europeia, ligada à combinação do trivium e do quadrivium.

3. Estudo Prévio

3.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre (2024). Direito e Pesquisa. Capítulo 3: Para além do trivium.

3.2 Leitura complementar

  • Salmeron, Roberto (2005). Origens da universidade de Brasília. eBFIS 2, 009, 2013.
Este texto é o discurso proferido por Roberto Salmeron, em 19 de outubro de 2005, quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UnB. Ele trata da criação da UnB e dos desafios enfrentados pela Universidade no início do Regime Militar instaurado pelo Golpe de 1964.

4. Estudo Complementar

Este texto jornalístico descreve brevemente uma das ocorrências mais traumáticas ocorridas na UnB. "Há 40 anos (em 1965), 223 professores se demitiram em protesto contra a interferência do regime militar na vida acadêmica e a expulsão de 15 docentes. Com um quadro de 305 professroes, a UnB perdeu 79% de seus mestres em um único dia."
Este livro do físico e professor da UnB Roberto Salmeron descreve, com detalhes, o evento da demissão em massa dos docentes da Universidade, ocorrido em 1965.

5. Atividades