1. Você acha que filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Justifique. - Creio que sim. A presença de uma disciplina que exija reflexão e auto crítica é essencial em qualquer curso universitário. As particularidades do direito (tais como a sua relação com o Estado e sua constante alusão a valores como "justiça" e "moralidade") demandam ainda mais a indispensabilidade de uma cadeira com foco na análise do próprio objeto, para que inspire os futuros "aplicadores do direito" a uma atuação coerente e analítica. Por fim, acredito que é acertado o lecionamento da disciplina no meio do curso, pois  os discentes poderão tirar proveito de toda a sua experiência e prática jurídica, (improvável nos primeiros semestres do curso) para investigarem esse campo.
  2. Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso? - Hans Kelsen, Ronald Dworkin e Robert Alexy estão entre os três pensadores que mais me impressionaram durante o curso. Ainda assim, acredito poderia aprender mais sobre suas teorias (especialmente no que concerne ao embate teórico entre os dois últimos).
  3. Você se considera um jusnaturalista? - Sim. Acredito que existam normas que ultrapassem a mera positivação  do legislador. Regras como "não matar", ou "não roubar" estiveram presentes em várias legislações ao redor do mundo, desde as épocas mais remotas. Creio que esse fato exemplifica princípios inerentes ao ser humano (nesse caso a aversão ao homicídio e ao roubo) e compartilhados entre diferentes sociedades. Ainda que em algumas comunidades esse "direito natural" seja visto como um reflexo da influência religiosa, creio que ele esteja além disso.
  4. O que você gostaria de aprender nesta disciplina? - Além de revisitar os clássicos gregos, gostaria de compreender mais sobre a Filosofia da Linguagem. Esse ramo filosófico, muito citado na área jurídica, não possui no curso uma disciplina que trate especificamente sobre esse campo filosófico. Pensadores como Wittgenstein e Derrida sempre chamaram minha atenção, mas nunca consegui aprofundar-me em suas teorias, dada sua complexidade.