vit-rias-r-gia-1

Integrante

Devido a uma excepcionalidade, que será explicada adiante, este blog será escrito por apenas uma autora. Esta que já vos escreve. Eu me apresento: Laisla Camila. Seja bem-vindo.

Escolha do nome

Em fevereiro de 2021, em meio a pandemia do Covid-19, por motivos pessoais, precisei mudar para a pequena cidade de Tabatinga, no estado do Amazonas. O pequeno município está localizado no oeste do estado, exatamente na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru.

O EAD já me apresentava algumas dificuldades quando ainda morava na capital do país. Ao chegar na cidade, conhecida como a Princesa do alto Solimões, me deparo com o choque de realidade de que mal há sinal de telefone todos os dias. Algumas semanas depois recebo a proposta de alimentar um blog nessas condições. Nada mais desafiador. Decidi fazer isso, encarando todos os desafios já encontrados e sob o enfoque de fazer alusão às dificuldades aqui vividas, sempre que possível.

O sinal precário de internet fez com que eu optasse por trabalhar no blog de forma individual, uma vez em que terei um ritmo de trabalho diferenciado. A partir disso veio a primeira tarefa: escolher o nome deste grupo ímpar!

Quando me veio a ideia de relacionar os textos dos blogs com as dificuldades enfrentadas aqui na região amazônica, a primeira ideia de nome que me veio à cabeça foi: vitória-régia. Deixei a ideia em standby por alguns momentos, pois não lembrava com clareza da lenda por trás da planta, e algo me dizia que isso poderia trazer mais sentido à ideia.

Ao pesquisar sobre o vegetal, e relembrar a lenda que muitos de nós aprendemos ainda durante o ensino fundamental, me deparo com o fato de que a flor da vitória-régia só floresce no período de março a julho, e só aparece durante as noites. Coincidentemente, ela está a florescer nesse período em que começo a escrever. Mais precisamente: no mesmo intervalo de meses do ano e no mesmo horário do dia, já que o sinal da melhor internet disponível na cidade só me possibilita estudar e escrever com mais estabilidade no período a partir da meia-noite - considerando o fuso-horário, quando já são 2 (duas) horas da manhã na Capital Federal -. Será durante a noite que os posts desse blog, assim como a flor da vitória-régia, florescerão.