Um dos principais elementos dos blogs são as tags. Não se trata de um elemento essencial, no sentido de que é possível publicar posts sem nenhuma tag. Porém, o fato é que essas "etiquetas" se consolidaram como a forma usual de categorizar os posts e, com isso, viabilizar a organização dos conteúdos dos blogs para além da ordem cronológica.

O fato de os blogs darem mais visibilidade aos posts mais recentes faz com que, depois de dezenas de publicações, os posts antigos fiquem praticamente soterrados.

Para viabilizar a organização dos pots em função do seu conteúdo (e não somente da data de publicação), o Ghost tem uma funcionalidade que vamos utilizar intensamente: a  atribuição de tags permite que sejam criadas páginas temáticas, que agregam os posts que compartilham uma mesma classificação.

Isso é feito no Ghost por meio da criação de uma nova Tag, no menu principal.

Clicar no Tags (seta laranja) abre o menu de Tags, em que aparecem todas as tags dos posts e, para cada uma delas, existe uma indicação de quantos posts utilizam essa classificação.

Quando clicamos na seta roxa, abre-se uma nova tela, que possibilita gerar uma página que agregue todos os posts que tenham uma certa tag (no caso, a tag "comoescrever").

Nesta página, podemos definir o nome da página que agregará todos os posts com a tag "comoescrever", e também o endereço em que ela será publicada. Slug é o complemento da url, e a escolha da slug define o endereço em que será publicado o índice dos posts com a tag escolhida.

O endereço filosofia.arcos.org.br/tag/comoescrever/ é a página em que estão publicados este e os outros posts que tratam das instruções para escrever o blog.

Toda essa explicação é para indicar o que vamos fazer para criar os blogs que vocês farão ao longo do curso: faremos exatamente a mesma coisa que com a tag comoescrever, mas usaremos a tag correspondente ao nome do blog que vocês escolherem.

Portanto, é absolutamente fundamental que vocês sempre utilizem a tag que vocês escolherem para identificar o blog de vocês. Se vocês não fizerem isso, não será possível acrescentar o novo post à página do blog do grupo.

Além disso, vocês devem colocar em todos os posts a tag Blog [observe que este ponto das orientações foi modificado. Antes, eu indicava usar o #blog, mas depois descobrir que temos problema quando criamos a página agregadora de tags ocultos (que são iniciados por #), pois o programa as converte em tags visíveis, com o nome da página agregadora).

Com isso, será possível reunir todos os posts de todos os grupos em uma página chamada Posts dos Estudantes, que será útil para que vocês possam acompanhar as últimas postagens dos grupos em geral e, com isso, fazer a avaliação dos posts da semana sem ter de entrar em cada um dos blogs.

Como padrão, utilizem como tag primária (ou seja, a primeira tag na lista) a palavra Blog e como tag secundária (a segunda tag da lista) o nome do grupo. Isso é útil porque o Ghost permite que façamos algumas operações selecionando os posts que têm a mesma primary_tag.

No nome do grupo, não comece por #, pois isso torna a tag oculta (ou seja, ela é usada apenas para organização interna do site, mas não aparece nas publicações).

Além dessas duas "etiquetas", atribuam tags ao post do modo como vocês acharem melhor, colocando as palavras chave que vocês acham que seriam interessantes para classificar os posts de vocês.