Esta é a primeira postagem do blog "Instruções para fazer um blog neste site". Não se trata de instruções gerais sobre a construção de blogs, mas de orientações voltadas a capacitar os estudantes a criarem os blogs que servirão como elemento de avaliação desta disciplina.

Um blog é um conjunto de posts, ou seja, de textos que são publicados ao longo do tempo. Diferente dos livros, que são obras publicadas como um bloco fechado, os blogs têm uma estrutura aberta, que vai sendo desenvolvida pela publicação de novos elementos.

Esse caráter aberto os aproxima das revistas, mas não totalmente, pois jornais e revistas são publicações seriadas: elas são editadas em números, em volumes que se somam e formam um conjunto de edições. Nos blogs, a unidade de publicação é o post, ou seja, cada texto isolado.

Um blog é uma sequência de textos, unidas pelo único fato de estarem agregadas em um mesmo local. Neste site, utilizamos para fazer as publicações uma sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management System - CMS) chamado Ghost. Trata-se de um software open source que pode ser usado gratuitamente, mas que precisa ser instalado em um servidor (um computador ligado 24h por dia e que gerencia o tráfego pela internet). É possível contratar esse serviço diretamente do Ghost (na modalidade Ghost-Pro), mas nós não fazemos isso.

O Ghost foi para hospedar blogs e não sites. As configurações padrão (default) são  voltadas a organizar os posts em ordem cronológica, a organizá-los por autores e por tags. Toda forma de organização diferente dessa precisa ser feita por meio de customização, como a ordenação da página principal deste curso, que segue a lógica sequencial dos módulos e não a ordem cronológica de sua publicação.

Por esse motivo, a estrutura do Ghost é perfeitamente adaptada à finalidade de elaboração dos blogs pelos estudantes. Essa estrutura permite que cada grupo se preocupe somente em produzir os posts, pois todo o trabalho de organização será feito pelo professor, desde que o grupo classifique adequadamente cada postagem, por meio de tags (sobre isso, veja o post Tagueando os blogs). Uma vez que os posts estejam tagueados, a sua organização será bem simples.

Observe que um pouco mais abaixo que existe um link direto para o post seguinte deste blog, o que facilita a navegação dentro da própria página