Você acha que a filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Sim, pelo fato de estimular a não ter uma visão excessivamente dogmática do Direito. A Filosofia pode ajudar a não ver o Direito somente como algo decorado em manuais, mas, através da dúvida e da crítica, entender as suas transformações e motivações.

Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso?Não me interessei muito pela Filosofia do Direito e, consequentemente, não me aprofundei nesta disciplina, mas li Hans Kelsen e Hart durante o curso.

Você se considera um jusnaturalista? Em partes sim. Eu sempre pensei que o Direito seria algo construído pelas sociedades para conferir estabilidade social, portanto, algo "artificial" e "construído". Em outras palavras, as normas sociais obrigatórias são construídas pelo ente político de determinada sociedade, entretanto, antes desta positivação existe um direito que dá base as essas normas. Por exemplo, hoje temos a Constituição Federal de 1988, mas o que levou os constituintes originários a definirem que os direitos sociais à saúde ou à educação seriam positivados? Creio que existam direitos fundamentais inerentes aos homens anteriores à própria Constituição. Se não fosse assim, qualquer governante poderia impor, por meio de uma norma, o que bem desejar. Um ditador não respeitaria o direito de igualdade e excluiria uma determinada parcela que ele julgar necessário. Apesar disso, penso que os direitos fundamentais não sejam naturais por derivarem de um ser superior, mas derivam de uma prática argumentativa em sociedade num determinado período. Ou seja, é natural ao ser humano a sua capacidade de dialogar em sociedade e, através desse diálogo, ele pode desenvolver os direitos fundamentais. O direito à educação como inerente ao ser humano é o resultado de um diálogo racional da sociedade e o constituinte originário de 1988 não negou a existência desse direito fundamental.

O que você gostaria de aprender nessa disciplina? Gostaria de aprender mais sobre a filosofia da linguagem no campo do direito.