1. Você acha que filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Justifique.

O direito é uma realidade universal, com isso, ele é suscetível de perquirição filosófica. Assim, ao meu ver, a tarefa primordial da filosofia do direito é investigar os fundamentos do direito, seja para cientificar-se de sua natureza, seja para censurar a aplicabilidade das estruturas do raciocínio jurídico.

Dessa forma, é impensável que um operador do direito não tenha acesso a essa disciplina, haja vista que a partir desse estudo mais crítico/ filosófico do direito que abrimos os horizontes para outras perspectivas, outras escolhas. Logo, à vista disso, podemos ser mais questionadores e cumpridores do bem-estar pessoal e social dos que carecem de justiça.

2. Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso?

Aponto Hans Kelsen, Michel Foucault, Dimitri Dimoulis e Ronald Dworkin.

3. Você se considera um jusnaturalista?

Não.

4. O que você gostaria de aprender nesta disciplina?

Em linhas gerais, gostaria de compreender melhor os distintos parâmetros culturais e filosóficos que explicam o Direito e a Lei, como também estudar sobre as relações entre o direito e a moral, entre a coletividade e o indivíduo, as diferentes concepções de justiça, entre outros. Espero, por fim, finalizar a disciplina com um senso crítico mais aguçado, especialmente para as questões desafiadoras do séc. XXI, isto é, desejo que todo esse estudo filosófico do direito fundamente minha jornada como exercitora do direito.