BIOGRAFIA

Hannah Arendt nasceu em 14 de outubro de 1906 em Hannover, na Alemanha. Filha de pais judeus não praticantes, Hannah começou a ter mais contato com a cultura judaica durante a adolescência, quando os movimentos antissemitas começaram a se fortalecer no país. Ao longo de sua educação, a jovem sempre foi inteligente e ligada a questões e discussões políticas, o que apenas se solidificou nos trabalhos futuros.

Arendt estudou nas Universidades de Freiburg e Marburg. Na última, conheceu o professor Martin Heidegger, que a deu aulas e orientou suas pesquisas. Eles tiveram alguns desencontros de pensamento, em especial pois o professor era apoiador do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o partido nazista, mas, apesar disso, a filósofa reconhecia e admirava intelectualmente o orientador. Quando estava trabalhando em sua tese de doutorado em filosofia, Hannah ingressou na Universidade de Heidelberg, onde foi orientada por Karl Jaspers, que veio a tornar-se um importante amigo e mentor.

Em 1933, Hannah Arendt se viu obrigada a fugir do país, por decorrência da Segunda Guerra Mundial, e foi morar em Paris. Em 1939, ela chegou a ser enviada a um campo de concentração pelos franceses, já que era alemã e, portanto, inimiga, mas conseguiu fugir a tempo. Eventualmente, em 1941, Hannah conseguiu fugir para os Estados Unidos, onde fez carreira na New School for Social Research de Nova York e viveu até sua morte, em 1975, aos 69 anos.

Em um dado momento, por decorrência do antissemitismo vigente na Alemanha naquele período, a filósofa perdeu sua cidadania alemã, sendo considerada apátrida por anos até conquistar a cidadania estadunidense em 1951. Esta condição de “apátrida” influenciou fortemente sua forma de ver o mundo e, consequentemente, se reflete em seus trabalhos.

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

A filosofia política de Hannah Arendt foi certamente determinada pela sua biografia. Marcada pela perseguição nazista e pelo sofrimento com o antissemitismo desde jovem, a filósofa utilizou-se de suas obras como meios para lutar pelo o que acreditava e para compreender o totalitarismo, que ganhou tanto espaço no século XX.

Influenciada intelectualmente por pensadores como Sócrates, Santo Agostinho, Kant e Heidegger; Hannah Arendt buscou em suas obras desenvolver a ideia de que a humanidade necessita evoluir para atingir a paz geral entre as nações e que o pensamento ia além do que um simples ato, tratando-se na verdade da essência da vida humana. Por outro lado, teceu árduas críticas contra o marxismo, haja vista a obra de Marx ter oferecido aparato teórico para justificar o crescimento do Estado totalitário stalinista.

Banalidade do mal

Dentre as suas principais concepções, uma das mais importantes é a ideia da banalidade do mal. Seguindo os passos de Immanuel Kant, Hannah Arendt se ocupou de conceituar o mal e analisar as suas diversas facetas. A definição do mal radical, dada por Kant, seria aquele que está enraizado em quem o pratica, estando, então, intrínseco ao indivíduo mal.

Todavia, para Hannah Arendt havia também o mal banal, no qual a ação do indivíduo visto como mal não se fundamenta em si mesma. Em outras palavras, o mal banal possui a sua fundamentação não em princípios ou crenças enraizadas, mas na mediocridade. Existem pessoas que são tão banais que praticam o mal para benefícios particulares, sendo incapazes de refletir sobre a sua vida e as consequências das suas ações. Veja-se que o mal banal é uma análise do mal através de um viés político, e não um viés moral.

As Origens do Totalitarismo (1951)

A principal obra da pensadora política em questão é a chamada “As Origens do Totalitarismo”, livro em que busca desvendar o fenômeno do totalitarismo do século XX. Apoiando-se no estudo de Montesquieu, Hannah Arendt aponta que o regime totalitário, diferentemente da monarquia, da república ou da tirania, vai além do medo do orgulho e da honra.

O totalitarismo se assenta em dois pilares: o terror e a ideologia do inimigo. Nesse regime ocorre a implementação de opressão política sem igual, assumindo um papel de dominação total e impedindo atitudes genuinamente políticas do povo. Para além disso, a ideologia seria o instrumento usado para fornecer um sistema de explicações que tornava qualquer dissensão ou oposição nulas.

“O estabelecimento de um regime totalitário requer a apresentação do terror como instrumento necessário para a realização de uma ideologia específica, e essa ideologia deve obter a adesão de muitos, até mesmo da maioria, antes que o terror possa ser estabelecido.”

A Condição Humana (1958)

Outra importante obra de Hannah Arendt é a “A Condição Humana”. Nesta, a pensadora desenvolve um estudo acerca da valorização da perspectiva teórica em detrimento da ação. Destrincha uma diversidade de ações que constituem a atitude política, criticando o condicionamento humano ocasionado por coisas que são produtos de suas próprias ações. Nesse livro, Hannah Arendt faz suas críticas ao marxismo, em especial ao modo como Marx enxergava o trabalho a partir da sua dialética materialista.

“Os homens são seres condicionados: tudo aquilo com o qual eles entram em contato torna-se imediatamente uma condição da sua existência. O mundo no qual transcorre a vita activa consiste em coisas produzidas pelas atividades humanas; mas, constantemente, as coisas que devem sua existência exclusivamente aos homens também condicionam seus autores humanos.”

Eichmann em Jurusalém (1963)

A terceira obra sobre a qual trataremos é “Eichmann em Jerusalém”, nela Hannah Arendt se aprofunda no conceito do mal banal, aplicando-o a um caso concreto e apresentando suas impressões sobre Adolph Eichmann, oficial nazista alemão, responsável por organizar o transporte dos judeus aos campos de concentração. Eichmann foi julgado em Israel, em 1961, oportunidade na qual confessou que não compartilhava dos ideais antissemitas, mas que só havia feito o que fez por dinheiro.

Assim, teria sido somente uma pessoa em busca de ascensão em um sistema totalitário. Frente a isso, Hannah Arendt destaca a mediocridade de Eichmann, homem visto como cruel pelos outros, mas que na verdade só não possuía senso crítico suficiente que o impedisse de cometer as barbaridades que cometeu.

“O problema com Eichmann era exatamente que muitos eram como ele, e muitos não eram nem pervertidos, nem sádicos, mas eram e ainda são terríveis e assustadoramente normais. Do ponto de vista de nossas instituições e de nossos padrões morais de julgamento, essa normalidade era muito mais apavorante do que todas as atrocidades juntas, pois implicava que — como foi dito insistentemente em Nuremberg pelos acusados e seus advogados — esse era um tipo novo de criminoso, efetivamente hostis generis humani, que comete seus crimes em circunstâncias que tornam praticamente impossível para ele saber ou sentir que está agindo de modo errado.”

PERFIL DAS QUESTÕES ANTERIORES DA PROVA DA ORDEM

Dentre as 46 questões elencadas, a filósofa Hannah Arendt só foi mencionada uma única vez. A questão do XXVII Exame da Ordem traz uma citação de sua obra As Origens do Totalitarismo e a relaciona com a atual situação dos refugiados no mundo, mencionando a questão dos apátridas, tão forte e presente em seus trabalhos.
A referida questão é a seguinte:

Algo mais fundamental do que a liberdade e a justiça, que são os direitos dos cidadãos, está em jogo quando deixa de ser natural que um homem pertença à comunidade em que nasceu… (ARENDT, Hannah. As origens do Totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2012.)

A situação atual dos refugiados no mundo provoca uma reflexão jusfilosófica no sentido do que já havia pensado Hannah Arendt, logo após a II Guerra Mundial, em sua obra As Origens do Totalitarismo. Nela, a autora sustenta que o mais fundamental de todos os direitos humanos é o direito a ter direitos, o que não ocorre com os apátridas.

Segundo a obra em referência, assinale a opção que apresenta a razão pela qual o homem perde sua qualidade essencial de homem e sua própria dignidade:
a. Ser privado de direitos subjetivos específicos previstos no ordenamento jurídico pátrio.
b. Viver sob um regime de tirania que viola a liberdade de crença e limita a liberdade de expressão.
c. Cumprir pena de privação da liberdade, quando executada em penitenciárias sob condições desumanas.
d. Deixar de pertencer a uma comunidade organizada, disposta e capaz de garantir quaisquer direitos.

A resposta correta é a letra D. Para Arendt, como explicado em seu livro As Origens do Totalitarismo, o homem perde sua qualidade essencial de homem e sua dignidade quando deixa de pertencer a uma comunidade organizada, disposta e capaz de garantir seus direitos.

REFERÊNCIAS

ARENDT. H. As Origens do totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

ARENDT. H. A condição humana, 10ª ed.. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007b.

ARENDT. H. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MOLINA, Antonio Muñoz. As Vozes de Hannah Arendt. El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/26/cultura/1461669894_626416.html. Acesso em: 10 de maio de 2021.