1 – Você acha que filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Justifique

Entendo que a disciplina filosofia do direito deve ser obrigatória, visto que é essencial para estimular a nossa formação crítica e reflexiva como profissionais do Direito, o que nos auxilia a desenvolver uma visão mais apurada para interpretar e aplicar nossos conhecimentos na prática. É imprescindível que o universo jurídico esteja em constante aperfeiçoamento e evolução para atender as diversas demandas sociais que surgem ao longo do tempo. Sendo assim, acredito que os juristas precisam ter condições de pensar criticamente o Direito, refletir sobre novas perspectivas ou, até mesmo, amadurecer as convicções já existentes para aprimorar a realidade jurídica presente e instigar o Direito a evoluir.

2- Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso?

Ao longo do curso, os principais autores que despertaram o meu interesse foram Hans Kelsen, Immanuel Kant, Jacques Derrida, Carl Schmitt e Ronald Dworkin.

3- Você se considera um jusnaturalista?

Acredito que as correntes jusnaturalista e positivista são relevantes e refletem na construção do atual fenômeno jurídico, porém nenhuma delas é completa e definitiva para assegurar a ordem e a justiça social, sendo necessária a integração e constante complementação dessas vertentes com outras concepções que auxiliem e atendam às expectativas sociais para a evolução e aprimoramento do ordenamento jurídico.

4 – O que você gostaria de aprender nesta disciplina?

Gostaria que a disciplina apresentasse as principais correntes filosóficas do âmbito jurídico, auxiliasse no reconhecimento e construção de estratégias argumentativas e fomentasse o exercício de crítica e reflexão sobre os diversos discursos da prática jurídica.