Você acha que filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Justifique.

Sim, considero uma disciplina fundamental para graduação, porquanto é uma das poucas disciplinas da grade curricular a qual é voltada para o desenvolvimento de habilidades. É importante desenvolver as lentes através das quais o futuro jurista irá enxergar a realidade e conjunto de informações postas a sua mesa. O estudo e a discussão filosófica proporcionam um olhar capaz de captar a complexidade dos fenômenos jurídicos, inclusive da proposições dogmáticas, ora para reforçá-los, ora para rechaça-los.

Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso?

Kelsen, Dowrking, Bobbio, Alexy, Miguel Reale, Marcelo Neves, Menelick de Carvalho entre outros.

Você se considera um jusnaturalista?

Não. O considero o Direito uma realidade intersubjetiva relativamente estável em sua estrutura, mas dinâmica quanto ao seu conteúdo. Os direitos estão condicionados a realidade histórica na qual se inserem.

O que você gostaria de aprender nesta disciplina?

Considerando que boa parte dos temas a serem tratados nessa disciplina já foram - em certa medida - abordados nas matérias introdutórias, espero fazer uma nova leitura da correlação entre a perspectiva filosófica e a jurídica. No começo do curso, não havia uma dimensão mínima do que se tratava o objeto (Direito) com o qual os temas filosóficos deveriam dialogar, de modo tive uma experiência voltada para a retenção de conteúdo.