Integrantes:

  1. Bárbara de Oliveira Aguiar
  2. Lucas Moreira Ribeiro
  3. Ludmila Laiara de Oliveira Queiroz
  4. Mário Pereira Machado Filho
  5. Samuel Lucas Machado Lopes

A escolha do nome do grupo está relacionada ao seu significado. Dentro da mitologia grega, o tempo possui uma vasta abrangência de termos que buscam expressar a experiência e a percepção em relação a ele. Nesse universo de mitos, lendas e histórias o tempo era compreendido de três modos diferentes: Cronos, Kairós e Aion.

Cronos era um titã, filho de Urano e Gaia e pode ser compreendido como o tempo linear. É sequencial, mensurável, objetivo, estruturado e previsível. É o tempo cronológico conhecido também como o tempo dos homens que segue uma ordem com início, meio e fim, marcado pelos calendários com dias, meses, anos, segundos, minutos, horas e etc.

Kairós representa uma percepção completamente diferente do tempo. É conhecido como o tempo das oportunidades: subjetivo, qualitativo e que possui o máximo potencial para realizações. Seria um momento singular, especial, o tempo certo que nos surpreende com uma energia criativa cheia de potencial para a realização que pode ser de um processo, de um objeto ou de novas descobertas.

Já Aion é percebido como o tempo da atemporalidade cíclica do espírito. Representa um tempo que é sagrado, cíclico, ilimitado e expressa uma natureza eterna.

Nesse sentido, a escolha do nome Kairós representa essa visão compartilhada do grupo com relação ao processo de aprendizado da filosofia do direito: um momento oportuno, singular e único que pode se revelar com um enorme potencial para nos trazer diferentes perspectivas que vão se revelar na nossa forma de compreender o mundo.

A dinâmica para a realização das atividades é a divisão dos módulos por integrante com posterior discussão do grupo com o intuito de complementar ou fazer sugestões de alteração do que foi desenvolvidoó