Reflita sobre a experiência individual e política de 2020. Que conceitos não estavam presentes e se tornaram centrais? Pense em que palavras você usa agora para descrever as suas relações com outras pessoas, que não estavam no seu vocabulário em janeiro passado.
Essas palavras provavelmente decorrem de novas classificações, que precisamos fazer para tomar decisões cotidianas como:
- Quando usar máscaras e quando é aceitável conviver com outras pessoas sem usá-las?
- Quem deve ser vacinado com prioridade?
- Quem deve decidir acerca dos tratamentos e dos critérios para vacinação?
- Devemos ou não mandar as crianças para a escola?
- Devemos voltar a aulas presenciais, ou híbridas, na Universidade?
- Devemos festejar o natal juntamente com a família?
Para resolver questões como essas (e quaisquer outras), precisamos de categorias. Precisamos de conceitos que diferenciem as situações e os comportamentos, e que nos auxiliem a prever as consequências de um ato.
O trabalho em grupo é escolher uma questão ligada à pandemia e identificar classificações que usamos para tomar decisões.