Várias das atividades da disciplina serão realizadas em grupos, que serão formados entre a segunda e a terceira semana de aula.

O ótimo é que os grupos tenham de 5 a 6 integrantes e, por isso, o número de grupos depende da quantidade de pessoas matriculadas.

Considerando que existem estudantes que já se conhecem e que provavelmente pretendem trabalhar em conjunto, daremos a oportunidade para que esses grupos sejam formados de forma autônoma.

Porém, há em toda  turma uma série de estudantes que não se conhecem e que precisam de uma oportunidade de formar os grupos.

Para essa finalidade, faremos uma dinâmica em classe com o objetivo de dividir os grupos. A dinâmica será feita por meio do site wonder.me, que contém uma sala dentro da qual você pode se movimentar, indo de um espaço a outro.

Eu criei 13 espaços diferentes, para auxiliar que as pessoas tentem se dividir a partir de alguns interesses compartilhados. As pessoas que se interessarem pelo tópico que dá título ao espaço podem entrar e conversar com as que estiverem lá dentro.

Grupos de 6 pessoas são considerados completos. Assim, dê preferência para entrar em espaços com menos de 6 pessoas, pois não serão aceitos grupos com sete ou mais integrantes.

Para formar um grupo, é preciso indicar o nome de ao menos 4 pessoas, mas grupos de 4 ou 5 componentes devem estar abertos a receber novos integrantes.

Quando o grupo estiver definido, ele deve escolher um nome, pelo qual ele será identificado nas suas postagens e na divulgação dos resultados da avaliação. No fim da página, vocês podem ver links para os grupos formados em 2020.

Por fim, é preciso definir um email para o grupo. Pode ser um endereço criado especialmente para essa função, mas também pode ser o email de um dos participantes. Em semestres anteriores, eu inseria todos os estudantes, individualmente, como colaboradores do site, o que permitia que cada pessoa criasse posts em seu próprio nome. Todavia, o mais adequado é que as postagens feitas pelo grupo saiam em um nome coletivo.

O email que for indicado receberá um convite para ser colaborador do site filosofia.arcos.org.br e deverá, após aceitar o convite, fazer um cadastro na página. Nesse cadastro, independente do endereço eletrônico utilizado, deve-se utilizar o nome do grupo e a senha deve ser compartilhada com todos os integrantes, para que os textos possam ser editados por quaisquer dos integrantes.

Uma vez feitas essas definições, deve ser preenchido o seguinte Formulário, com o nome e os componentes do grupo.