1. Você acha que filosofia do direito deveria ser uma disciplina obrigatória? Justifique.

Creio que a filosofia do direito deveria permear todo o curso, de maneira a não limitar-se somente aos primeiros semestres. No início da graduação, os estudantes são apresentados ao direito por meio de vários teóricos sem, contudo, uma continuidade nos demais semestres, os quais são mais voltados ao estudo da dogmática jurídica.

A filosofia do direito proporciona várias habilidades aos operadores do direito, quais sejam um estímulo à análise minuciosa do caso, desenvolvimento de pensamento crítico e uma argumentação coerente.

2. Que autores ligados à filosofia do direito atraíram sua atenção ao longo do curso?

No início do curso, tive contato com Kelsen, Hart, Dworkin, Bobbio e Alexy. Foi um estudo direcionado à teoria de cada um por meio de apresentação de seminários sobre trechos de importantes obras.

3. Você se considera um jusnaturalista?

Não. Penso que toda existência possui uma concepção baseada no valor que damos a ela, sofrendo mudanças ao longo do tempo de acordo com novas percepções evolutivas. Assim, nada permanece válido em si mesmo e imutável.

4. O que você gostaria de aprender nesta disciplina?

Melhor análise do direito, pensamento crítico e argumentação concatenada, além de ter um panorama geral dos autores e suas ideias sobre o Direito.