Para unificarmos nosso entendimento sobre o que nos motiva enquanto estudantes do Direito e para conciliar nossas visões individuais possibilitando a formação da identidade de um grupo orientado aos objetivos comuns, adentramos o significado do termo filosofia e do termo jurista.

Filosofia

Segundo o Dicionário de Oxford, a filosofia refere-se à investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis.

Jurista

Buscando a origem léxica do termo no dicionário Houaiss, verificamos que este termo deriva do francês juriste, ou seja, aquele que é especializado na ciência do direito. Já a enciclopédia Larousse, define o termo jurista como, «estudante de direito», «pessoa que conhece, que defende as leis», «advogado».

Nosso Papel

Na prática, identificamos que o papel do jurista abrange o auxílio na criação e modificação de normas derivadas das necessidades sociais em constante mudança, assim como à interpretação das leis existentes à luz dos novos contextos sociais para que possam atender as demandas existentes dos casos concretos e a função social do Direito. Dito isto, conseguimos evoluir nosso entendimento sobre nós mesmos e fomos capazes de estabelecer nossa missão enquanto grupo para a presente disciplina.

Nossa Missão

Nós do grupo #filojuristas, escolhemos este nome pois entendemos que o amor pela sabedoria ressaltado pela filosofia, em nossa vida prática no ramo do Direito, perpassa pelo zelar pelo bom cumprimento da lei e por uma sociedade mais justa e democrática.

Cabe salientar que o convívio social é um dos principais norteadores do Direito enquanto ciência já que por ser um organismo vivo, a sociedade está em constante desenvolvimento e o Direito evolui para atender as necessidades dos indivíduos aos quais se destina, cabendo a nós, a função ativa de perseguir este ideal.

Quem somos

  • Ana Carolina Callai da Silva - Matrícula: 140129294
  • Carlos Henrique da Silva Figueredo - Matrícula: 170049914
  • Daniel Oliveira Simões - Matrícula: 160151538
  • Diego Rodrigues de Morais - Matrícula: 160117895
  • Emerson Fonseca Fraga - Matrícula: 90015134
  • Rossana Jose da Silva - Matrícula: 150046111
  • Tatianne Pereira da Silva - Matrícula:160145635