1. Descrição da disciplina

A presente disciplina é oferecida, em dupla entrada, nos Programas de Pós Graduação (PPG) em Direito e em Metafísica, no semestre 2022/1, que ocorre a partir de junho de 2022, em função dos impactos da pandemia no calendário acadêmico.

No direito, trata-se da disciplina Filosofia Política e Direito Constitucional, enquanto na Metafísica, trata-se de Tópicos de Política e Ontologia Contemporânea. Este é um curso ofertado em homenagem ao meu amigo e orientador Miroslav Milovic, que era professor em ambos os programas e que ministrava justamente esta disciplina no PPGμ.

2. Objetivos

A disciplina tem como objetivo fazer uma análise das categorias desenvolvidas pelo pensamento político para compreender os fenômenos sociais e orientar as interações entre as pessoas. Parte-se de um marco teórico linguístico, que toma as ontologias como modelos conceituais, compostos por elementos que permitem a formulação de descrições e explicações dos fatos do mundo e dos comportamentos humanos em sociedade.

O curso adotará uma abordagem genealógica, propiciando aos estudantes uma compreensão do desenvolvimento histórico das categorias políticas, várias das quais perduram nos discursos contemporâneos e encontram-se no centro dos debates atuais. Em especial, trataremos da longa história de tensões entre o poder governamental e as tradições culturais, bem como acompanharemos o desenvolvimento da ideia de “ordem natural” e suas repercussões nos modos pelos quais as sociedades criaram sistemas de contenção do poder dos governantes, que foram sendo modificados ao longo do tempo.

O objetivo principal do curso é propiciar a compreensão do sentido histórico dos conceitos políticos desenvolvidos ao longo da modernidade (especialmente ligados ao constitucionalismo e à democracia representativa) e seus desdobramentos contemporâneos (especialmente ligados aos limites da democracia liberal e do jusnaturalismo que a inspira), contribuindo para que os estudantes se capacitem a compreender, de modo mais complexo, os conceitos que utilizamos para descrever fenômenos políticos atuais, como os novos autoritarismos, a guerra da Ucrânia, a uberização dos mercados de trabalho e a gestão da crise sanitária da pandemia de Covid-19.

3. Avaliação

A avaliação será feita mediante a apresentação de um relatório de atividades, ao final da disciplina, e de um trabalho final.

O trabalho final consistirá em um projeto de pesquisa ou em um trabalho  publicável em blogs, vlogs ou podcasts. A ausência de entrega do trabalho final impede a atribuição da menção SS.

4. Teams

As comunicações e entregas eventuais de atividades serão feitas por meio de uma equipe do Teams. Se você estiver matriculado na discipina, pode se inscrever na equipe por meio do seguinte link.