3. Criando um novo post
Esta é a página inicial do Ghost na minha conta, no momento em que eu escrevo agora.
Se você é autor no site e não está vendo uma página semelhante, provavelmente você entrou no endereço do site (https://filosofia.arcos.org.br/) e não no endereço de edição do site (https://filosofia.arcos.org.br/ghost/#/site).
Todos os estudantes da disciplina foram convidados, por email, para serem autores no blog. Essa mensagem é tipicamente qualificada como spam pelos gerenciadores de email, pois é disparada para várias pessoas ao mesmo tempo. Se você não recebeu o convite no endereço que você tem cadastrado na UnB, veja na caixa de spam.
Para criar um novo post, basta clicar no botão verde, que fica bem evidente no canto superior direito. Outra possibilidade é passar o mouse no menu esquerdo, pois quando ele passa sobre o título "Posts", aparece um "+" que permite também a criação de um novo post.
Ao determinar a criação de um novo post, aparece uma grande tela em branco (ou uma grande tela escura, se você estiver em night mode,, como nas capturas de tela que estou usando aqui).
Neste ponto, você vai definir dois dos elementos do post. Tudo o que você escrever no Post Title, vai ser gravado na variável "title". No modelo de dados do Ghost, o título não é parte do conteúdo, mas uma variável específica.
Tudo o que você escrever no Begin writing your post... vai entrar como o conteúdo (content) do seu draft. Quando você começar a escrever, vai aparecer no canto superior direito uma opção Publish, que permite que você publique o post (ou agende a sua publicação).
A plataforma entenderá que você é o autor ou autora do post e vai gravar o momento da publicação como sendo a data da postagem. Esses elementos podem depois ser editados (clicando sobre a engrenagem no canto superior direito), se você quiser atribuir novos autores ou modificar a data de publicação. Por exemplo, para fazer com que essa coleção apareça em ordem cronológica ascendente (e não descendente, como é o padrão do Ghost), eu vou editar as datas de publicação.
Uma vez que o seu post esteja publicado, o comando de Publish será trocado pelo de Update. Sempre que você atualiza o post, as mudanças que você fez são salvas na base.
Tenha sempre em mente que o modo como o texto aparece para você no momento da edição não é o modo como ele aparece para os leitores!
Isso acontece porque o texto é escrito neste ambiente que segue a formatação padrão do Ghost, mas o texto exibido segue a formatação definida pelos administradores da página! A imagem abaixo é o modo como o texto aparece para mim enquanto eu escrevo.
Essa distância entre o texto escrito e o texto formatado não existe em editores como o Word, cuja inovação quando foi lançado foi justamente permitir que editássemos textos vendo exatamente o que sairia na impressão. Essa abordagem funciona bem quando o resultado final é um texto impresso em um formato determinado, ou um PDF.
Mas acontece que a internet não é feita de formas fixas, pois a forma do texto publicado precisa se adaptar ao tipo de exibição que é feita: você pode mudar o tamanho da tela de exibição e o texto precisa se adaptar, o que exige formatações fluidas. Essa necessidade se torna ainda mais dramática quando sabemos que algumas pessoas leem este site em telas grandes, com mais do dobro dos 680 pixels que são a largura máxima das colunas deste site, mas outras leem em telefones celulares com telas pequenas, ainda mais quando utilizados na vertical.
Essas limitações (e potencialidades) fazem com que a formatação do texto precise ser independente do seu conteúdo. O conteúdo é definido pelo autor do texto, mas a formatação é dada pelas configurações do site (embora possa ser adaptado pelos autores mediante algumas opções mais avançadas de code inject).
Portanto, não adianta tentar fazer com o que o texto no editor do Ghost seja exatamente o que você pretende que seja acessado pelos seus leitores. Para alterar a formatação, é preciso sair do conteúdo e trabalhar algumas opções mais avançadas (redefinindo os estilos de CSS no code injection, ou alterando os próprios artigos de template), que não são necessárias para que vocês possam publicar textos seguindo os formatos predefinidos do site (e, de fato, não são sequer acessíveis para as pessoas que integram o site na condição de autores, e não de editores, pois elas alteram os formatos de exibição da página).